Os consumidores estão cada vez mais gerando informações on-line sobre os produtos, e não apenas os consumindo. Eles se reúnem em redes sociais, grupos de interesse (comunidades), salas de bate papo, para trocar informações. Informações sobre empresas e produtos bons se espalham rapidamente, ao passo que informações sobre empresas e produtos ruins se alastram com uma rapidez ainda maior.
Algumas empresas já estão percebendo a dimensão disto e tomando algumas atitudes.
No Orkut por exemplo existem milhares de comunidades sobre marcas, produtos e serviços. Algumas bem negativas como: "Eu odeio tal marca", outras positivas como: "Eu amo tal produto"
Antigamente um cliente positivamente surpreendido pela empresa comentava para 3 à 5 pessoas bem daquela empresa, um cliente impactado negativamente por uma empresa comentava para cerca de 11 à 15 pessoas.
Com a revolução digital e das comunicações, vemos que agora este número é ilimitado.
Para alguns clientes que tenho, trabalho com moderação de comunidades na internet, e até prospecção de novos clientes, o resultado é muito bom, mas quem faz isto tem que ficar permanentemente atento aos comentários, sugestões, manifestações das pessoas, e claro, tomar atitudes rápidas e eficazes.
O Jornal Francês Le Monde publicou recentemente um mapa atualizado da penetração das redes sociais pelo planeta, o Orkut continua sendo o mais acessado, principalmente na Índia e Brasil.
domingo, 24 de fevereiro de 2008
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