quinta-feira, 20 de março de 2008

HAKA - NOVA ZELÂNDIA

Para quem não sabe, a Nova Zelândia, país que fica próximo a Austrália, é famosa por respeitar ou preservar os valores das terras invadidas, os Maoris, como são chamados os nativos preservam ainda suas tradições.
O mais famosos e melhores (na minha opinão) times de rugby são da Nova Zelândia. O mais importante e oficial chama-se All Blacks, os jogadores do time executam a haka, a dança de guerra maori, antes de cada partida na frente dos seus adversários.
Esta dança é feita para desafiar e intimidar os oponentes. Por ser expressão de força e poder, a dança é executada pelos homens.
É simplesmente fantástico....é uma dança extremamente forte por seus movimentos e expressões faciais....na minha opinião uma das maiores demosntrações de preservação de cultura.

Seguem os vídeos dos All Blacks executando a HAKA

Como não podia deixar de ser, faço questão de linkar a Haka com a propaganda da Adidas (patrocinadora oficial do ALL BLACKS), show esta propaganda.... e abaixo vocês podem conferir como relamente é um ínicio de jogo contra os ALL BLACKS (adooooro...)

Nenhum comentário: